sábado, 13 de agosto de 2016

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DE PLANALTINA

Trecho do livro HIPOCRENE: Vozes e Vivências Escola-Comunidade, autoria dos alunos do Centro 2, e organizado pelo Professor/escritor XIKO MENDES (essa obra já está quase pronta para lançamento).


Cartas Trocadas nas Grades da Democracia
Remetente: André Luís Soares de Oliveira; Destinatário(a): Menores da UIP
(Unidade de Internação de Planaltina-DF).

Caro Menor Interno da UIP,
Não tenho a menor ideia do que deve acontecer com sua vida ou do que faz ou já fez. Sendo assim, não posso julgá-lo, mesmo porque também cometo erros. Mas pelo pouco que conheço sobre o que é certo ou errado, vou tentar passar-lhe uma mensagem positiva independente do que faz ou de como vive.
Já ouvi muitas histórias de menores internos. Todas tristes e horríveis. Mas também conheço histórias com as mesmas características, mas que tiveram um final totalmente diferente. Médicos, advogados, engenheiros, gente de classe baixa que cresceu e viveu em lugares violentos ou muito perigosos. Cada um deles escolheu o que queria ser e lutou com todas as forças para chegar onde estão. Não quero com isso comparar sua história com as dessas pessoas. Não é esse meu objetivo. O que quero dizer-lhe é que se você está hoje em condições ruins, mas deseja melhorar, se inspire nessas pessoas e nos exemplos delas. Assim, elas podem servir de incentivo para você.
Você estará enganando a si mesmo se achar que ficar parado esperando que alguém resolva sua condição vai adiantar alguma coisa. Sou completamente contra deixar vocês na UIP aí presos, sem fazer nada. Caso você já faço algo, parabéns. Se ainda não faz, faça! Isso é bom pra vocês. É uma ótima maneira de mudar a si mesmos.

Também sou contra a redução da maioridade penal. Por mais que alguns achem que isso vai resolver a criminalidade, aumentando a repreensão e diminuindo o número de menores em conflito com a lei, ou que prendendo os menores isso vai inibir novos crimes, o que acho mesmo disso tudo é que o resultado vai ser mais superlotação dos presídios. E daí, provavelmente, poderemos ter novos “banhos de sangue” em futuras rebeliões. Para finalizar, fica aqui meu recado para vocês, adolescentes, que estão internados na UIP: respeite sua família! Tenho certeza que ela te ama muito.