terça-feira, 7 de outubro de 2014

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DE PLANALTINA - CENTRO 02 OU CEM 02.



Projeto “Extraclasse Social: Cartas Trocadas nas Grades da Democracia”
Série: 3º D, Matutino, Grupo 5: Juliana-22, Ellyzabetty-10, Dayane-6, Mykaellen-29, Shary-34, Filipe-34.

Questão 5: Entrevista com Sonara, Diretora do Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina-DF.

1-      O CEM 02 desenvolve ou já desenvolveu nos últimos dois anos algum projeto com foco no combate ao uso de drogas?
    SONARA:  Nós estamos desenvolvendo projetos esse ano. No ano passado nós tivemos. Foi trabalhado na sala de aula, não em forma de projeto, e sim como conteúdo dentro de Biologia; faz parte do conteúdo de Biologia e Educação Física também falar sobre prevenção ao uso de drogas. Dentro desses conteúdos nós falamos todo ano. Mas em forma de projeto para atingir um grande número de alunos. Nós estamos esse ano com um projeto que atende a escola inteira, que é o projeto desenvolvido pela professora Tatiane; ela é responsável por um projeto na escola, tem vinte professores trabalhando nesse projeto também, da manhã, da tarde e da noite, e tem o projeto do professor Xiko Mendes também em que um dos objetivos também é esse.

2-      Esse projeto produziu algum resultado? Qual?
    SONARA:  Nós temos indícios de alunos que são usuários, mas aqui dentro da escola nós temos feito um acompanhamento muito grande e também o encaminhamento desses alunos. O resultado que nós temos é a conscientização, temos trabalhado muito nisso porque quando a pessoa nunca utilizou você trabalha nessa questão da conscientização. Quando a pessoa já está utilizando, já é considerada usuária, é outro encaminhamento que damos, com outras parcerias, com outros órgãos do governo, principalmente através do SOE, que nós fazemos todo o encaminhamento; tem tratamento, tem órgãos que trabalham com isso na Secretaria de Educação.
Nos últimos dois anos, tivemos palestras sobre esse assunto no Noturno onde nós consideramos que o foco é maior. Em 2013 tivemos um professor que trabalhou a noite com esse conteúdo, mas também trabalhou com palestras a respeito, trazendo pessoas especializadas nesse assunto. E houve  visitas de alunos a órgãos que trabalham na prevenção ao uso de drogas.

3-      No Projeto Político-Pedagógico do CEM 02, projeto que serviu de base para a atual Direção se eleger para o cargo, quais são as propostas direcionadas aos alunos especificamente no que se refere ao combate contra as drogas dentro e nos arredores de nossa escola?
SONARA:  O que tem dentro do projeto é que a gente tem de apoiar e fomentar ações nessa área, tanto apoiar projetos feitos pelos professores, coordenação pedagógica, equipe pedagógica, quanto também levar o professor a participar de uma formação continuada, que é dada pela Secretaria de Educação, que leve o professor a desenvolver esses projetos em sala de aula porque para o professor chegar ao ponto de desenvolver um projeto em sala de aula, ele precisa também de uma formação, de uma preparação através de um curso, para que ele se sinta preparado para trabalhar esse assunto em sala de aula porque esse assunto é abordado com muita tranquilidade na aula de Biologia e Educação Física porque os professores dessas matérias já têm essa preparação. Já nas outras áreas os professores não têm. Até para o professor participar, ele precisa de uma preparação. E nosso objetivo no projeto pedagógico da escola –  que nós estamos reestruturando esse ano – é apoiar e fomentar projetos dentro dessa área, com o combate e a prevenção ao uso de drogas, que graças a Deus esse ano nós estamos tendo curso, vários professores estão participando, e por causa do curso que foi criado o projeto, que tem mais de 20 professores participando e tem também o  professor Xiko Mendes, que tem o projeto do qual ele é o responsável, mas também tem vários professores trabalhando em parceria com ele.