terça-feira, 7 de outubro de 2014

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DE PLANALTINA-DF.



Projeto “Extraclasse Social: Cartas Trocadas nas Grades da Democracia”
Série: 3º D, Matutino, Grupo 2: Beatriz-2, Bruna-4, Isabela-18, Isabelle-19, Thayná-36.

Questão 5: Entrevista com Sonara, Diretora do Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina-DF.

1): Quantos casos de uso de drogas são identificados em nossa escola por bimestre? A escola tem essa estatística?
Sonara: Nós tivemos até agora quatro casos de uso de drogas confirmados. Os pais foram chamados e confirmaram essa suspeita da escola. Nós não podemos acusar um aluno de estar usando drogas, falamos para os pais o que a gente está observando como comportamento diferente; se os pais têm alguma coisa para nos relatar, geralmente são os pais mesmo que fazem essa confirmação.
Diante dessa confirmação fazemos um encaminhamento do aluno. Quando a família e o aluno aceitam porque não é uma coisa obrigatória. Nós fazemos o encaminhamento para ajudar porque essa é uma orientação da Secretaria de Educação. Encaminhamos o aluno para o acompanhamento no Adolescentro. E é diante do que foi observado no Adolescentro que o aluno é encaminhado para o tratamento ou não porque é essa parte que a gente pede para a família porque sem o aluno ter o acompanhamento fica difícil para a gente trabalhar isso dentro da escola. E aqui dentro da escola nós também começamos a fazer um trabalho. E nas turmas que a gente identifica esse aluno, primeiramente, começamos a fazer um acompanhamento com ele no SOE, que é um Serviço Especializado, e outra coisa que fazemos é o projeto de prevenção ao uso de drogas na escola, e esse projeto vai intervir justamente nessas turmas que a gente percebe que tem um ou outro aluno que tem esse comportamento.
É muito difícil confirmar o uso de drogas entre alunos aqui na escola. Nós só tivemos um caso nesses cinco anos que estou aqui na Direção. Nós pegamos o aluno utilizando drogas. Nos outros casos nós tivemos suspeitas. Mas como não temos câmeras dentro dos banheiros, que é onde percebemos que pode haver o consumo, fica muito difícil de fazermos essa abordagem no aluno. Quando fazemos essa abordagem, conversamos com o aluno como suspeita; perguntamos para ele sobre seu comportamento; é claro que o aluno que faz o uso de drogas tem alguns sintomas, apresenta algumas características diferenciadas, e o professor observa na sala de aula, passa para nós e encaminhamos para o SOE.
E é diante desse acompanhamento que comunicamos a família; e geralmente é a própria família que certifica isso para nós. Então é onde nós oferecemos todo o acompanhamento. Encaminhamos o adolescente para o psicólogo, encaminhamos ao CAPS, que também faz o acompanhamento de alunos que tem medidas socioeducativas e também o uso de drogas e que estão em situação de risco, que chamamos de vulnerabilidade social. A escola tem essas estatísticas.
2): Qual o turno onde mais ocorre situações vinculadas a drogas em nossa escola?
Sonara: Por incrível que pareça, em 2014, o turno que mais tivemos foi o Matutino.
3): O que a Direção do Centro 02 tem feito para combater o uso de drogas dentro da escola e nos arredores?
Sonara: Dentro da escola nós temos feito um acompanhamento grande dos nossos alunos em observação; já temos um controle muito grande de saída da sala de aula pelos nossos alunos, e durante o intervalo tem sempre dois coordenadores observando.  Nós temos servidores que observam os alunos na utilização dos banheiros. Há uma vigilância maior principalmente com aqueles alunos que já temos a confirmação do uso de drogas; e o acompanhamento deles se faz pela equipe especializada do SOE.
4): Mas esse acompanhamento vem depois que descobre, não tem um que previne?
Sonara: O que estamos fazendo de prevenção é um projeto contra o uso de drogas com a participação de alguns professores do Matutino, Vespertino e Noturno. Nós temos professores fazendo alguns cursos que a Regional de Ensino oferece durante o ano. Vanusa, Karley, Tatiana e Matias são alguns dos professores que fazem esses diversos cursos. Esse assunto também é trabalhado no conteúdo de Biologia no 1º ano. E nós orientamos nossos professores de Biologia a trabalhar isso de uma forma mais tranquila em sala de aula porque falar sobre drogas depende muito da abordagem que você utiliza porque o aluno do ensino médio é bem informado.
Nós temos a tarde o professor de Educação Física que está trabalhando num projeto dentro de suas aulas. Nós temos a noite também um professor de Biologia que está trabalhando com os alunos dentro do conteúdo dele. Durante o dia nós orientamos todos os professores de Biologia a trabalhar; fazer uma abordagem mais dos sintomas, das consequências biológicas das drogas... E como estava falando, nosso aluno é muito bem informado.