quarta-feira, 3 de setembro de 2014

XIKO MENDES (atividades para alunos do CEM 02 DE PLANALTINA, 3ºBM - 2014)

Questionários sobre 4 vídeos, cada um com 3:18:11 de duração, que veremos lá no Cineclube do Centro 2 (favor imprimi-los e cada aluno do grupo deverá ter uma cópia em seu caderno com as devidas respostas após assistirem aos vídeos). Máximo de 4 linhas para cada resposta. Entregar um questionário do grupo para o professor em data que ele marcar previamente.
Questões para Debate relativas aos Vídeos 3, 8, 10 e 11 do livro “Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas”

Vídeo 3
1. Você já presenciou no CENTRO 2 ou em outra escola onde antes estudou alguma situação parecida com a vivida no vídeo pela Diretora Glória e pelo funcionário Gabriel? Relate.
2. Indique 2 outras possibilidades diferentes de se encaminhar a situação vivida e vista no vídeo.
3. Se você fosse um representante da Comunidade no Centro 2 (exemplo: membro do Conselho Escolar ou dirigente do Grêmio Estudantil) ou fora de nossa escola (membro do Conselho Tutelar), como você atuaria neste caso?
4. No Centro 2 há alunos sob ameaça relacionada com a compra de drogas? Você já presenciou alguém abordar nossos alunos e repassar-lhes drogas? Você já conheceu ou conhece alunos em situação de estar pressionado por quem vende drogas? Relate o caso sem citar o nome do aluno, apenas a escola e o ano.
5. Entreviste alguém da Direção do Centro 2 e pergunte:
a) – Quantos casos de uso de drogas são identificados em nossa escola por bimestre? A escola tem essa estatística?
b) – Qual turno mais ocorre situações vinculadas a drogas em nossa escola?
c) – O que a Direção do Centro 2 tem feito para combater o uso de drogas dentro da escola e nos arredores?
GRUPO 1 - faz relatório com respostas sobre pergunta(s) nº: 1 a 4.  GRUPO 2 - faz relatório com respostas sobre pergunta(s) nº: 5.


Vídeo 8
1. Como você avalia a postura do Marcílio diante dos colegas? Se fosse você como reagiria?
2. O que funcionou como Fator de Proteção na rede social de que Marcílio faz parte? Por quê?
3. Quais os pontos dessa rede que funcionaram como fatores de risco? Por quê?
4. Quando você chegou no Centro 2, como construiu suas relações de amizade? Qual é seu critério para organizar rede de amigos?
5. Você tem cadastro em alguma rede social? Se sim, quantas pessoas estão cadastradas como seus amigos? Desse total, quantos realmente são amigos que diariamente conversam com você pessoalmente e têm relações afetivas?
 GRUPO 3 - faz relatório com respostas sobre pergunta(s) nº: 1 a 5.

Vídeo 10
1. Você conhece alguma experiência de trabalho comunitário em Planaltina que desenvolva ações de combate ao uso de drogas? Descreva (localização, quem faz, o que faz e alguns resultados caso seja do seu conhecimento pessoal).
2. Pense na sua rede de contatos. Quantos amigos você tem em sua turma? Quantos têm aqui na escola? Que tipo de influência esses amigos exerce sobre você? (indique 2 positivas e 2 negativas se puder).
3. Como você avalia a qualidade das relações em seus contatos com amigos? De cada 5 ações realizadas por você na companhia de amigos, em quantas você errou ou se decepcionou? Por quê?
4. Qual é o papel que você exerce na sua rede de relações? Sempre se deixa influenciar mais pelos amigos ou influencia mais que é influenciado?
5. Não minta: você já fez algo gravemente por influência de algum amigo e mesmo assim continuou sendo amigo dessa pessoa? Por quê?
 GRUPO 4 - faz relatório com respostas sobre pergunta(s) nº: 1 a 5.

Vídeo 11
1. Entrevista com Direção do Centro 2:
a) – O Centro 2 desenvolve ou já desenvolveu nos últimos dois anos algum projeto com foco no combate ao uso de drogas?
b) – Esse projeto produziu algum resultado? Qual?
c) – No Projeto Político-Pedagógico do Centro 2, projeto que serviu de base para a atual Direção se eleger para o cargo, quais são as propostas direcionados aos alunos especificamente no que se refere ao combate contra as drogas dentro e nos arredores de nossa escola?
2. Questão para você e seu grupo responderem:
a) Na opinião dos alunos do grupo, o Centro 2 tem alguma ação contra drogas em nossa escola? Você conhece algum professor que desenvolva ações de combate ao uso de drogas no Centro 2?
b) Qual a opinião do seu grupo sobre a descriminalização do uso de drogas? Cite 2 argumentos a favor e 2 contra.
c) Faça um resumo de até quinze linhas falando sobre a decisão do governo do Uruguai sobre as drogas naquele país. Qual a opinião do seu grupo sobre isso?
GRUPO 5 - faz relatório com respostas sobre pergunta(s) nº: 1.  GRUPO 6 - faz relatório com respostas sobre pergunta(s) nº: 2.


Prof. XIKO MENDES – SOCIOLOGIA, 3º Bimestre.